PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO DE ANÁLISE ENTRE OS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL, ESPIRITUALIDADE E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico consiste em propor um modelo teórico de análise sobre a influência da espiritualidade e satisfação no ambiente de trabalho sobre os comportamentos de cidadania organizacional. Dessa forma, o presente estudo justifica-se pela razão de não haver trabalhos com este enfoque e pela necessidade em ampliar o entendimento acerca dos construtos trabalhados, sendo que estes correspondem importantes elementos para análise do comportamento organizacional. O caráter inédito do referido estudo, apresenta uma inovação no campo da Administração, por apresentar argumentos consistentes de como estes temas são importantes para a gestão organizacional e de como influenciam os comportamentos no contexto laboral. A inovação também se estende a teoria, no sentido de analisar três construtos de forma conjunta e propor um modelo que possa ser testado empiricamente.

Biografia do Autor

  • Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Graduando do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional.
  • Tais de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Graduanda do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional.
  • Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Professora associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabrielle Loureiro de Ávila Costa, Faculdade Metodista Centenário
    Doutoranda em Administração na UFSM. Graduação em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Consultora Comercial na Faculdade Metodista Centenário. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Docente no curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Metodista Centenário.

Downloads

Publicado

18-12-2021

Como Citar

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO DE ANÁLISE ENTRE OS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL, ESPIRITUALIDADE E SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(1), 76-97. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18068