METODOLOGIAS PARA REMOÇÃO DE H2S DO BIOGÁS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM TRATAMENTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.

Autores

  • Jadiane Paola Cavaler UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • Eduardo Eyng UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR
  • Laercio Mantovani Frare UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR
  • Alexssander Juliano Tavares UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Resumo

O biogás é uma excelente fonte de energia renovável que pode ser transformada em energia térmica, energia elétrica ou combustível veicular. Este gás é constituído basicamente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2), mas pode conter quantidades significativas de contaminantes, como o sulfeto de hidrogênio (H2S), que possui potencial tóxico ao ser humano, e corrosivo para máquinas e equipamentos utilizados nos processos envolvendo o biogás. Devido a este e outros contaminantes, é imprescindível a purificação do biogás antes de qualquer outro processo. Esta revisão visa apresentar pesquisas dos últimos 20 anos sobre os principais processos físicos, químicos e biológicos empregados para a purificação de biogás, visando a remoção de gás sulfídrico e reunir informações acerca do tema para contribuição científica.

Downloads

Publicado

18-12-2021

Como Citar

METODOLOGIAS PARA REMOÇÃO DE H2S DO BIOGÁS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM TRATAMENTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(1), 98-114. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18067