AULA DE CAMPO COMO FACILITADOR DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE TURISMO DO CERES CURRAIS NOVOS-RN

Autores

Resumo

O presente estudo tem por objetivo entender como a aula de campo pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de turismo da UFRN Campus CERES Currais Novos. A construção do saber em turismo e sua reverberação no ensino superior configura-se com uma discussão teórica sobre turismo e educação, perpassando pelo histórico e atual situação dos cursos de turismo e áreas afins de níveis bacharelado, técnico e tecnólogo. Utilizou-se de questionário online e presencial com os alunos do curso de turismo do Campus CERES Currais Novos. Dessa maneira, notou-se que os alunos inferem que a aula de campo é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem apesar das dificuldades e limites da instituição para execução dessa prática pedagógica extraclasse. Conclui-se que as aulas de campo são de grande relevância na formação do turismólogo, tendo em vista o caráter interdisciplinar do curso contribuindo, portanto, para o processo de formação do aluno.

Biografia do Autor

  • Francisco Xavier da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutorando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal. Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal (2020). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Currais Novos (2017), onde realizou intercâmbio acadêmico e linguístico na Universidad de Medellín - Colômbia (2016). É membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo da UFRN - Campus Natal.
  • Êndel Raul Pachêco da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrando em Turismo pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

AULA DE CAMPO COMO FACILITADOR DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE TURISMO DO CERES CURRAIS NOVOS-RN. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(4), 1-24. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18063