RAZÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS NA ESCOLHA DA ABERTURA DE FRANQUIAS NA CIDADE DE GUARABIRA-PB

Autores

  • Érica Maria Gomes de Arruda Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Luiz Antonio Felix Júnior Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP) http://orcid.org/0000-0001-7427-6673
  • Jocksanny Maria Del Rio Leal Félix Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP)
  • Luciana Gondim de almeida Guimarães Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP)
  • Erivan Lopes Tomé Júnior Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • João Paulo Monteiro Batista Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Resumo

Franchising tem-se apresentado, como sendo um modelo de negócio sólido e eficaz, por ter seus sistemas testados e aprovados, além do reconhecimento da marca no mercado, tornou-se uma excelente alternativa de investimento. Com a participação das franquias no mercado comercial de Guarabira-PB juntamente com as poucas pesquisas acadêmicas desenvolvidas no comércio dessa localidade, fez-se necessário conhecer o porquê da adesão desse sistema, por parte dos empreendedores desta região, bem como identificar os benefícios e desafios oferecidos por este sistema de franchising. O presente estudo objetivou identificar quais as razões, bem como as vantagens e desvantagens da abertura de franquias na cidade de Guarabira-PB. Neste sentido, propôs desenvolver este trabalho por meio da aplicação de questionários de pesquisa realizada nas franquias da região de Guarabira-PB, de forma a analisá-lo descritivamente obtendo resultados de acordo com a percepção dos entrevistados desta localidade. Pode-se constatar, por meio da análise dos dados obtidos, resultados satisfatórios, a marca como fator motivacional para a adesão ao sistema, como também o fato do reconhecimento desta juntamente com a estrutura pronta gerarem benefícios aos franqueados; já o pagamento das taxas e royalties é o maior desafio dessa estrutura de negócio.

Biografia do Autor

  • Érica Maria Gomes de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Técnica em Contabilidade (IFPB) e Graduanda em Odontologia (UEPB).
  • Luiz Antonio Felix Júnior, Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP)
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), editor da área de contabilidade, finanças e administração pública da Revista Principia (Principia/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos, eventos, agência de fomento e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL). Desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) no qual é bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018).
  • Jocksanny Maria Del Rio Leal Félix, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP)
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (Bolsista PROSUP/CAPES). Pós-graduanda em Gestão e Auditoria Pública pelo Centro Universitário - UNIESP. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (2017). Atuou como Contadora auxiliar (CRC PB-012460/O-1) no departamento de Contabilidade Pública da empresa Astec Group Contadores Associados S/S Ltda.
  • Luciana Gondim de almeida Guimarães, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP)
    Realizou Pós-Doutorado no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux d'entreprise, la logistique et le transport (CIRRELT) na Université Laval em Quebec - Canadá, sob a supervisão do Prof. Ph.D. Leandro Callegari Coelho. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar (PPGA/UNP) e Professora Visitante no Departamento de Management na Université Laval. Editora-chefe na Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP).
  • Erivan Lopes Tomé Júnior, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Possui pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Possui o Curso de Radialismo em Rádio e Tv pelo IFPB. É Mestre em Linguística e Ensino na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é docente no IFPB - Campus Guarabira. Tem interesse nas áreas de linguística e ensino, voltados para a inclusão de alunos surdos através do uso das TIC's.
  • João Paulo Monteiro Batista, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), especialização em Direito Público (2014), especialização em Contabilidade Governamental (2015), especialização em Gestão Fiscal (2016) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Pernambuco (2019). Atualmente ocupa o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Downloads

Publicado

12-08-2021

Como Citar

RAZÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS NA ESCOLHA DA ABERTURA DE FRANQUIAS NA CIDADE DE GUARABIRA-PB. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(3), 01-17. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18053