FREE-RIDING NO CONTEXTO OMNICHANNEL: UM ENSAIO TEÓRICO

Autores

Resumo

O free-riding entre canais no varejo omnichannel ocorre quando o consumidor usa o canal de um varejista para preparar uma compra e após isso, efetiva a compra em outro canal de outro varejista. Conforme a literatura, essa ação pode gerar um impacto negativo considerável na lucratividade das organizações. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é analisar o free-riding no contexto omnichannel e verificar o efeito que gera esse fenômeno, por meio de uma revisão da literatura em um ensaio teórico. Para isso, realiza-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Scopus. Optou-se pela base Scopus por ser uma das mais importantes bases de dados do mundo acadêmico. Como resultado, busca-se contribuir com um melhor entendimento deste fenômeno tão importante do varejo omnichannel e por consequência, preparar os gestores e profissionais de marketing para eliminar ou minimizar os efeitos negativos do free-riding em seus negócios.

Biografia do Autor

  • Lucas Tartarotti, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS Doutorando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS Bolsista de Pesquisa PROSUC - CAPES no Doutorado em Administração - UCS

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

FREE-RIDING NO CONTEXTO OMNICHANNEL: UM ENSAIO TEÓRICO. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(3), 18-26. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18052