O ATO DE PRESENTEAR NO DIA DOS NAMORADOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RECIPROCIDADE DE GOULDNER (1960)

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Pastre Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam Leite Farias Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Gabriely Ferreira Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Ao mesmo tempo em que movimenta o mercado, o ato de presentear apresenta diversos simbolismos e é regido por dimensões motivacionais. Assim, entendendo a relevância e a importância de se aprofundarem os estudos sobre essa temática, o presente estudo objetivou compreender como se dá o ato de presentear no dia dos namorados na perspectiva de casais heterossexuais, sob a ótica da teoria da reciprocidade de Gouldner (1960). Para tanto, realizaram-se 18 entrevistas com 9 casais heteronormativos das cidades de Florianópolis-SC, Caruaru-PE e João Pessoa-PB, entre os meses de junho e julho de 2018. Os resultados apontam que há diferenças por gêneros no comportamento de presentear, mesmo em um relacionamento, e que casais em relacionamentos mais duradouros preferem presentear com momentos e experiências.

Biografia do Autor

  • João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Administração (PPGAdm/UFSC), Mestre em Administração (PROPAD/UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE/CAA).
  • Gabriela Pastre, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestra em Administração (PPGAdm/UFSC), Bacharela em Administração (UFSC).
  • Miriam Leite Farias, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda e Mestra em Administração (PROPAD/UFPE), Bacharela em Administração (UFPB).
  • Bianca Gabriely Ferreira Silva, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda e Mestra em Administração (PROPAD/UFPE), Bacharela em Administração (UFPE).

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Publicado

01-04-2021

Como Citar

O ATO DE PRESENTEAR NO DIA DOS NAMORADOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RECIPROCIDADE DE GOULDNER (1960). (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(2), 1-16. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18044