Utilização de Ferramentas da Qualidade na Atenção Pré-Natal: Uma abordagem a partir do SINASC para o Estado da Paraíba

Autores

Resumo

Este artigo objetiva propor a utilização e/ou adequação das ferramentas da qualidade na gestão da Saúde, a partir dos dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Desse modo, pretende-se inferir sobre os determinantes do Baixo Peso ao Nascer (BPN) e com base nestas evidências, sugerir a utilização das ferramentas da qualidade no controle e monitoramento contínuo de atenção pré-natal. Para tal finalidade, foram utilizados modelos de regressão de escolha binária, juntamente com as principais ferramentas da qualidade debatidas na literatura. Através desse diagnóstico, busca-se demonstrar a boa adequação das ferramentas da qualidade em setores diferentes ao industrial, em particular ao Setor de Saúde, com enfoque na atenção pré-natal.

Biografia do Autor

  • Tarsila Melo Tertuliano, Universidade Federal da Paraíba
    Técnica do Laboratório de Petróleo do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e formação pedagógica para não licenciados- Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em Gestão da Qualidade pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP - (2019).Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica.
  • Caio Oliveira Azevedo, Universidade Federal da Paraíba
    Doutorando e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba. Atuou como professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na área de Métodos Quantitativos no Departamento de Ciências Econômicas e Exatas no campus Três Rios/RJ. Tem experiência na área de Economia do Esporte, além de prática no tema Métodos Quantitativos aplicados à Economia, com ênfase em Estatística Aplicada, Análise Multivariada e Avaliação de Impacto, utilizando as linguagens de programação, R e Python.
  • Fábio Júnior Clemente Gama, Universidade Federal da Juiz de Fora
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e, Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi integrante do grupo de pesquisa LEMTe (Laboratório de Estudos em Moeda e Território) sediado no Cedeplar/UFMG. Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF) e do grupo de pesquisa Moeda e Desenvolvimento da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos e Teoria Econômica, com ênfase em Econometria Espacial e, Teoria Monetária e Financeira.

Downloads

Publicado

01-04-2021

Como Citar

Utilização de Ferramentas da Qualidade na Atenção Pré-Natal: Uma abordagem a partir do SINASC para o Estado da Paraíba. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(2), 51-70. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18040