AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO RELIGIOSO

Autores

Resumo

O presente artigo discute o potencial das tecnologias digitais no ensino religioso como um meio para desmistificação de preconceitos equivocados que são difundidos e repassados na vida em sociedade, criando assim uma revisão de tabus, crenças e segregações religiosas. Percebemos nas aulas de ensino religioso uma oportunidade para promover o diálogo entre as diferentes crenças religiosas, tornando assim a própria sala de aula um espaço de encontro em que se valoriza a cultura do outro, o respeito humano, não dando lugar a preconceitos, mas, pelo contrário, promovendo aproximações. Tudo isso é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano, já que este vive em sociedade formada por diferentes sujeitos, com variadas concepções, experiências e filosofias de vida, com uma pluralidade religiosa para o conhecimento do mundo.

Biografia do Autor

  • Natália Borba de Borba Pugens, Universidade La Salle
    Mestranda em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2017). Professora de anos iniciais no Colégio ULBRA-São João. Tem experiência prática nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais. Tem interesse nas áreas de Infâncias e Tecnologias na Educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.
  • Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle
    Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS. Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: tecnologias e educação; filosofia das tecnologias; crianças e tecnologias; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; Ensino Religioso. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.
  • Elaine Conte, Universidade La Salle
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do CNPq e do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS. Link para o site: https://nete.unilasalle.edu.br/ Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq, coordenado pela professora doutora Catia Piccolo Viero Devechi (UnB).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO RELIGIOSO. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(1), 01-14. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18035