A GESTÃO DE PROJETOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO: QUAIS OS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS?

Autores

Resumo

RESUMO Este artigo tem o objetivo de estudar quais as dificuldades de gestores universitários e servidores de um campus universitário na aplicação de ferramentas de controle da execução e eficácia de projetos. Foram analisados, por meio de revisão bibliográfica e entrevistas, a importância da implantação de ferramentas de monitoramento e avaliação da qualidade dos projetos, quais as percepções dos entrevistados e os obstáculos a serem vencidos. Desta forma, será exposta a gestão de projetos e sua relevância na concretização das metas determinadas, servindo de parâmetro em relação às práticas apresentadas pelos entrevistados. Assim, espera-se contribuir para a identificação das ações que geram resultados positivos e consequentemente, auxiliam no cumprimento dos objetivos fixados, além dos obstáculos defrontados e como estes podem impactar negativamente na conquista das metas. Palavras-chaves: Gestão Pública, Gestão de Projetos.

Biografia do Autor

  • Daiane Tieme Kawahara Paiva, Universidade Técnológica Federal do Paraná
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Secretariado Executivo (2007) e especialização em MBA em Economia Empresarial (2012) pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Paraná.
  • Adriano Paloschi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui Licenciatura em Física, Licenciatura Plena em Matemática e graduação em Tecnologia em Eletromecânica - Operação e Manutenção Industrial, todos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e é pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos. Atua na docência de Física, Matemática, Eletrônica e Eletromecânica na rede estadual de ensino do Paraná. Tem experiência nas áreas de Projeto e Instalação Elétrica Predial e Industrial, 17 anos em Projeto e Manutenção Eletrônica e Eletrotécnica, manutenção e instalação de equipamentos de informática de uso doméstico e comercial, Manutenção Mecânica e Metalúrgica e em docência de Física, Matemática, Eletricidade, Eletrônica, Desenho Elétrico, Mecânica e Eletromecânica nas redes estadual e privada de ensino.
  • Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.
  • Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha e UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha e UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método CHECKLIST OCRA pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho - LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Processos e Sistemas Produtivos, Segurança e Saúde do Trabalho, Ergonomia, Building and construction, Biomechanical Overload Analysis in Specific Occupations, Segurança e Saúde do trabalho de alto desempenho e Administração pública. Atuou como engenheiro civil em gestão de projetos, gerenciamento de obras de edifícios, plano diretor de expansão industrial, gerenciamento de obra civil industrial. Possui vasta experiência em obras públicas atuando como engenheiro de projetos, licitações, gerenciamento de obra, fiscalização de obras de edificações públicas federal. Perícia em Segurança e Saúde do trabalho.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

A GESTÃO DE PROJETOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO: QUAIS OS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS?. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 15(1), 15-35. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18034