ENTRE A AUTOGESTÃO E A HETEROGESTÃO: os desafios enfrentados na gestão de cooperativas

Autores

  • André Vinicius Marujo Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

Resumo

O trabalho tem como objetivo identificar os fatores que corroboram para a aproximação das cooperativas da heterogestão. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, foi adotado uma pesquisa qualitativa e, em especifico, adotou-se uma pesquisa bibliográfica. Portanto, além de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e livros com abordagem no tema proposto, fora apresentado exemplos de pesquisas de estudos de casos para reforçar os argumentos apontados nesta pesquisa. Como os resultados encontrados neste trabalho que podem influenciar na autogestão de uma cooperativa, destaca-se: i) ausência ou baixo compreensão do cooperativismo; ii) a omissão ou passividade do associado na gestão da cooperativa; iii) concentração nas tomadas de decisões para um pequeno grupo de associados ou diretores; iv) ausência de auditorias ou baixa participação de conselho fiscal; vi) alta rotatividade dos associados. Palavras-chave: Cooperativismo. Autogestão. Economia Solidária.

Biografia do Autor

  • André Vinicius Marujo, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
    Bacharel em Ciências Econômicas pela Unioeste, Especialista em Finanças Empresariais e Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Unila.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

ENTRE A AUTOGESTÃO E A HETEROGESTÃO: os desafios enfrentados na gestão de cooperativas. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(4), 01-22. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18027