PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP

Autores

Resumo

O Planejamento Participativo tem sido considerado uma tendência dentro do campo de propostas de ferramentas para intervir na realidade de grupos e organizações, para os quais outras ferramentas como o Planejamento Estratégico não conseguem se adequar. Este trabalho descreve o processo de planejamento participativo do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico de Sorocaba-SP, onde uma oficina de Planejamento Participativo foi conduzida pelo SEBRAE-SP em julho de 2019. Os resultados apontam que a ferramenta se mostrou perfeitamente adequada para os propósitos de planejamento das ações do grupo, tendo suprido perfeitamente a falta de uma liderança previamente estabelecida, distribuindo o poder de decisão entre os participantes da oficina, que por sua vez puderam apossar-se do mesmo para contribuir para a construção de um projeto de futuro para o grupo. A estratégia abordada e o modelo de oficina mostraram-se robustos e perfeitamente adaptáveis para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais, e poderá ser aperfeiçoada em estudos futuros e aplicada em outros arranjos e demais modelos associativos de empresas e organizações.

Biografia do Autor

  • Daniel Bertoli Gonçalves, Universidade de Sorocaba
    Engenheiro Agrônomo, Doutor em Engenharia de Produção, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – Mestrado e Doutorado Profissional, da Universidade de Sorocaba - UNISO.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(4), 83-100. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18023