ENSINO DE FILOSOFIA E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Ricardo José Mezzomo UNISOCIESC
  • Celso Kraemer FURB - Universidade Regional de Blumenau PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, à luz dos princípios das Metodologias ativas, uma estratégia desenvolvida há mais de uma década no ensino de filosofia. A educação passa por crises e transformações, sobretudo no que se refere à pedagogia escolar. A necessidade de inovação parece consenso entre as diferentes teorias. De Dewey a Paulo Freire, de Ranciére a Cassiano Zeferino, o princípio epistemológico predominante visa substituir a passividade do aluno pela atividade do estudante. Há anos utilizo uma estratégia chamada de Maratona Filosófica (MF), estratégia conhecida como gamificação, no interior das metodologias ativas. O envolvimento dos estudantes foi determinante para seu êxito que, pelo depoimento de alunos, colegas docentes, coordenadores e gestores escolares, mostrou ser uma estratégia que potencializou a motivação, a participação e a aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Ricardo José Mezzomo, UNISOCIESC
    Graduado em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque (FEBE-1999). Especialista em Psicopedagoia (UNIGRANRIO-2001). Realizou o Mestrado em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-2008). Atua como Professor no Colégio Bom Jesus Santo Antônio (Blumenau-SC); Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES-SOCIESC) e no Instituto Catarinense de Pós Graduação (ICPG). Graduado em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE). Especialista em Psicopedagogia (UNIGRANRIO) e em Ensino de Filosofia (Dom Alberto). Mestre em Educação (FURB). Professor no Colégio Bom Jesus Santo Antônio, Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e na UNISOCIESC - Blumenau (SC).
  • Celso Kraemer, FURB - Universidade Regional de Blumenau PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação
    Professor - Pesquisador. Área: Filosofia.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

ENSINO DE FILOSOFIA E METODOLOGIAS ATIVAS. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(4), 101-110. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18022