Metodologias Ativas e formação empreendedora e de liderança para jovens universitários: a contribuição da Metodologia FOIL

Autores

  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
  • Ricardo Schaefer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Resumo

O presente artigo nasce a partir da discussão e problematização teórica de uma pesquisa qualitativa-exploratória, tendo 49 jovens sujeitos participantes (jovens estudantes de graduação), realizada no Curso de Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), Rússia (primeira pesquisa). Após a primeira pesquisa e dando continuidade ao estudo, como pesquisa qualitativa-exploratória longitudinal, formalizou-se uma nova pesquisa, com nove docentes do ensino superior que ministram disciplinas com os 49 estudantes. O objetivo geral desta pesquisa com os docentes foi “investigar quais são as práticas acadêmicas, pedagógicas e didáticas implementadas pelos docentes que utilizam a aplicação da metodologia e da pedagogia ontopsicológica, em IES no interior do RS, que se configuram na metodologia FOIL e contribuem para a formação de jovens universitários na contemporaneidade”. Os resultados apontam contribuições significativas da metodologia FOIL no formato de Metodologias Ativas para a formação da mentalidade empreendedora e liderança dos novos profissionais.

Biografia do Autor

  • Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
    Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Professora universitária, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Gestora, Pesquisadora.
  • Ricardo Schaefer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
    Doutor em Administração (UFSM), Mestre em Jornalismo (UFSM), Especialista em Ontopsicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia), professor universitário, Coordenador das Disciplinas FOIL da AMF.

Downloads

Publicado

02-07-2020

Como Citar

Metodologias Ativas e formação empreendedora e de liderança para jovens universitários: a contribuição da Metodologia FOIL. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(3), 19-41. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18017