ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS DE CONSUMO NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA IFES

Autores

  • Fábio Bruno Silva Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN)
  • Caroline Miriã Fontes Martins Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o setor de Almoxarifado de uma IFES em vistas a propor melhorias que possam ser aplicadas no armazenamento dos materiais pelo Setor de Almoxarifado de uma IFES, com o auxílio de ferramentas de gestão da qualidade. Para tanto, a metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto ao objetivo se classifica como exploratória e o procedimento adotado é o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados aplicadas foram o levantamento bibliográfico, documentação, e entrevista não estruturada. Para a análise dos dados foram utilizados análise documental, diagrama de Ishikawa e ferramenta 5W3H. O diagnóstico realizado, via mapeamento de processos e diagrama de diagrama de Ishikawa, permitiu identificar que o Almoxarifado apresenta falhas em suas rotinas de gestão por não adotar métodos amplamente difundidos em estudos relacionados ao gerenciamento dos materiais tanto na literatura da area assim como ao instrução normativa do setor público.

Biografia do Autor

  • Fábio Bruno Silva, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN)
    Mestre em Administração Pública pelo Programa de Mestrado Profissional PROFIAP da Universidade Federal de São João del Rei. Técnico Administrativo da Universidade Federal de São João del Rei e professor no Centro de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).
  • Caroline Miriã Fontes Martins, Universidade Federal de São João del Rei
    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del Rei.

Downloads

Publicado

02-07-2020

Como Citar

ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS DE CONSUMO NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA IFES. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(3), 42-61. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18016