A ATUAÇÃO DO GESTOR DE PESSOAS COMO BALIZADOR DO CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a atuação do gestor de pessoas em uma empresa do comércio varejista, em Limoeiro do Norte/CE, tendo em vista que o trabalho desse profissional possibilita o aumento do desempenho da organização através da identificação e desenvolvimento do nível de satisfação das necessidades individuais de seus colaboradores e da efetiva atuação do gestor de pessoas no sentido de captar e reter talentos humanos como estratégia organizacional. Baseamo-nos teoricamente em Chiavenato (1999, 2000); Ferri (2006); Gil (2001, 1994); Ulrich (1998); Zavaglia (2006); Zanelli e Silva (2008). Em um prisma teórico-metodológico, ancorado na pesquisa qualitativa e no estudo de caso, cuja coleta de informações foi feita por meio de questionários aplicados aos funcionários e ao empresário da empresa. Os resultados assinalam que a empresa apresenta algumas dificuldades quanto à gestão do capital humano, o que tem gerado insatisfação em alguns de seus colaboradores por falta de uma política de gestão que os motivem e os despertem mais criativamente. Conclui-se que o gestor de pessoas da empresa analisada demonstrou muitas dificuldades administrativas, sobretudo no que se refere à gestão de pessoas, redução de lucros pelas perdas de clientes, elevados índices de desperdícios, bem como escassa utilização de ferramentas de gestão pelo fato de não as conhecerem, o que tem afetado a gestão de recursos humanos dessa organização.

Biografia do Autor

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
    Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). BACHAREL em TEOLOGIA pela Faculdade Nacional Teológica (2016). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). CONSULTOR Educacional (revisão de Trabalhos Acadêmicos), atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão/Produção/Recepção escrita de gêneros discursivos, comunidade discursiva, gêneros acadêmicos, artigo acadêmico experimental, projeto de pesquisa e análise sociorretórica de Swales. Análise Sociossemiótica. Letramento Digital. Letramento Visual/Multimodal e Crítico. Gramática do Designer Visual - ADV. Teoria da Multimodalidade do Discurso (TMD). Ensino de LP. Formação de Professor de LP. Livro Didático de LP. Gestão e Políticas Interculturais. História e Literatura Africanas/Afro-Brasileiras. É Revisor ad hoc da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI está vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E Revisor ad hoc Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

25-03-2020

Como Citar

A ATUAÇÃO DO GESTOR DE PESSOAS COMO BALIZADOR DO CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA. (2020). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 14(1), 15-28. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18001