O PLANO DE NEGÓCIOS COMO PROPOSTA INOVADORA E EMPREENDEDORA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFES CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO

Autores

  • SÉRGIO ADRIANY SANTOS MOREIRA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • EVERALDO DE FRANÇA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar uma experiência em sala de aula de integração da disciplina plano de negócios com as demais disciplinas do curso técnico em administração do IFES Campus Barra de São Francisco. Foram contabilizados 58 planos de negócios apresentados por 4 turmas do curso. A metodologia utilizada foi o acesso ao banco de dados da coordenadoria de ensino, verificando e analisando os planos entregues e as principais ciências envolvidas na elaboração conjunta do plano de negócios. A integração entre as disciplinas resulta em uma dinâmica que se aproxima cada vez mais de uma práxis pedagógica adequada às demandas escolares, necessárias para o exercício da profissão do curso técnico em administração em um mercado carente de profissionais qualificados e multifuncionais.

Biografia do Autor

  • SÉRGIO ADRIANY SANTOS MOREIRA, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
    Mestre em Administração e MBA em Gestão de Negócios pela FUCAPE; Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFES; MBA Profissional em Logística Empresarial pela ESAB; Especialista em Práticas Pedagógicas para professores pelo IFES. Bacharel em Administração pela UFES. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) LOTADO NA COORDENADORIA DO CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
  • EVERALDO DE FRANÇA, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
    Doutor em Psicologia e Mestre em Propriedade Intelectual. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) LOTADO NA COORDENADORIA DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

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Publicado

01-11-2019

Como Citar

O PLANO DE NEGÓCIOS COMO PROPOSTA INOVADORA E EMPREENDEDORA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFES CAMPUS BARRA DE SÃO FRANCISCO. (2019). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 13(4), 1-17. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17994