INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE NO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)

Autores

Resumo

Business Process Management (BPM) é uma disciplina de gestão integrada de sistemas, processos e pessoas nas organizações, vem se destacando como novo método de gerenciamento de processos nas organizações de forma a melhorar o desempenho e resultados, ao quebrar paradigmas e promover a mudança de visão, contrariando os teóricos clássicos no eixo da administração. O objetivo geral desta tarefa é propor inovação na gestão tecnológica da informação e comunicação (TIC) em uma instituição, a partir do Mapeamento de seus processos para BPM. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida por meio do método de estudo de caso. O locus investigado é o setor de tecnologia da informação e comunicação em uma universidade pública federal, onde atualmente oferta diversos serviços por rotina disponibilizada como a tratada neste documento. Nos resultados, apresenta-se o mapeamento dos trabalhos de TIC em face do BPM, identificam-se os processos in situ com base na Matriz GUT; e trazem como conclusão uma proposta de inovação requerida na instituição. Este trabalho é do interesse acadêmico e dos profissionais que atuam no gerenciamento de processos em tecnologia da informação, além de ser um aporte para a melhoria na gestão por mapeamento nos procedimentos da área.

Biografia do Autor

  • Gelson Barros Cardoso, Universidade Federal de Rondônia
    Mestrando do PROFIAP/UNIR. Graduado em Sistema para Web pelo Centro Universitário São Lucas. Membro do GEITEC / UNIR / CNPq, Brasil.
  • Flávio de São Pedro Filho, Universidade Federal de Rondônia
    Pós-Doutor em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. Doutor em Administração pela USP, Brasil. Doutor em Gestão de Empresas pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA), Paraguay. Professor de Administração no Curso de Graduação. Docente e Pesquisador no Mestrado Profissional e no Mestrado Acadêmico, na Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do GEITEC / UNIR / CNPq, Brasil.

Downloads

Publicado

31-10-2019

Como Citar

INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE NO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM). (2019). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 13(4), 70-92. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17990