AS REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS DO LAZER FRENTE A UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Sancléya Evanessa de Lima Unioeste
  • Luiz Carlos Gambetta Unioeste
  • Denise Rosana Da Silva Moraes Unioeste

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os hábitos de lazer de estudantes de uma faculdade de Educação Física de Foz do Iguaçu (Pr), sob a perspectiva de autores que discorrem sobre o tema. A metodologia adotada combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de questionário específico. A pesquisa foi dividida em três partes: a primeira discorre sobre as mudanças dos conceitos e formas de conceber o lazer sob o ponto de vista histórico. A segunda aborda a importância do lazer e do trabalho como dimensões do cotidiano, ligados ao processo de realização pessoal. Na terceira e última parte, de acordo com estudo de campo, são analisadas as representações do lazer entre os estudantes do curso de graduação em Educação Física.

Biografia do Autor

  • Sancléya Evanessa de Lima, Unioeste
    Formação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina; especialização em Recreação, Lazer e Animação Sociocultural e Mídias Integradas na Educação; mestranda no Programa de Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu.
  • Luiz Carlos Gambetta, Unioeste
    Formação em Geografia; mestrando no Programa de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu-PR.
  • Denise Rosana Da Silva Moraes, Unioeste
    Formação em Pedagogia; Professora Dra. no Programa de Mestrado e Doutorado de Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu-PR.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

AS REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS DO LAZER FRENTE A UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA. (2019). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 13(3), 55-74. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17982