BEM-ESTAR NO TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Giselly Auzier da Silva Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará
  • Valenna Cássia de Deus Universidade Federal do Pará
  • Camila Da Natividade Rodrigues Barbosa Universidade Federal do Pará
  • Joicy Borges Moraes Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo objetiva analisar a satisfação, o comprometimento e o envolvimento com o trabalho de servidores públicos federais, lotados na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) de uma Instituição de Ensino Superior (IFES). A investigação foi fundamentada nos conceitos de bem-estar no trabalho de Siqueira e Padovam (2008) e Siqueira, Orengo e Peiró (2014), através do Inventário de Bem-Estar no Trabalho (IBET-13). O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, na forma de pesquisa de campo, com amostragem não probabilística por julgamento, sendo 33 entrevistados. O tratamento de dados foi quantitativo, com técnicas de estatística descritiva e inferencial (Teste T). Nos resultados os servidores avaliam como positivo o bem-estar no local de trabalho, sendo o compromisso e a satisfação com o trabalho os aspectos mais favoráveis entre as dimensões investigadas.

Biografia do Autor

  • Giselly Auzier da Silva, Universidade Federal do Pará
    Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
  • Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará
    Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Programa de Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGGPD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).
  • Valenna Cássia de Deus, Universidade Federal do Pará
    Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Analista na empresa Biopalma da Amazônia S/A.
  • Camila Da Natividade Rodrigues Barbosa, Universidade Federal do Pará
    Graduanda do curso de Administração da Universidade Federal do Pará.
  • Joicy Borges Moraes, Universidade Federal do Pará
    Graduanda do curso de Administração da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

28-06-2019

Como Citar

BEM-ESTAR NO TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS DO ENSINO SUPERIOR. (2019). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 13(2), 1-18. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17978