EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E GESTÃO PÚBLICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

Autores

  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Laís Anulino da Silva Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Arthur William Pereira da Silva Faculdade de Ensino Integrado Associação Solidária de Líderes de Mossoró (FASLIM)
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos Univesidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Christiano Coelho Univesidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de estudantes do ensino fundamental II da rede pública de ensino, sobre a sustentabilidade. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas coletivas semiestruturadas, observação do ambiente escolar e conversas com a diretora e o professor de Biologia da escola. Os resultados indicaram que os alunos consideram apenas as dimensões ambiental e social quando falam sobre sustentabilidade, não atrelando a sua percepção sobre a temática as questões econômicas e financeiras. Conclui-se que essa percepção incompleta dos alunos sobre a sustentabilidade é prejudicial a estes e a formação de uma sociedade mais justa e harmônica, bem como, que essa ausência de um entendimento de que as questões econômicas e financeiras também fazem parte do pensamento sustentável advém de diversos fatores, sendo um deles a falta de integração da temática da sustentabilidade às disciplinas obrigatórias da instituição.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Doutorado em Administração e Turismo - UNIVALI; Mestrado em Administração - UFSC; Graduação em Ciências Contábeis - UFSC. Professora do programa de pós graduação em administração da UFPB.
  • Laís Anulino da Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba
    Graduada em Administração - UFPB
  • Arthur William Pereira da Silva, Faculdade de Ensino Integrado Associação Solidária de Líderes de Mossoró (FASLIM)
    Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor e coordenador do curso de Logística da Faculdade de Ensino Integrado Associação Solidária de Líderes de Mossoró (FASLIM).
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos, Univesidade Federal da Paraíba - UFPB
    Mestra em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduada em administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do curso de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Christiano Coelho, Univesidade Federal da Paraíba - UFPB
    Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Contabilidade (2010) e Graduado em Ciências Contábeis (2002), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professor junto ao Departamento de Finanças e Contabilidade/Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

18-10-2018

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E GESTÃO PÚBLICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB. (2018). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 12(4), 23-38. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17960