POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA SOBRE ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE EM SUMÉ – PB, ENTRE 2010 E 2015

Autores

  • Allan Gustavo Freire da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Rosilene Dias Montenegro Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Nadine Gualberto Agra Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Resumo

A interiorização das universidades visou, sobretudo, à expansão dos centros universitários federais e a criação de novas oportunidades. Desse cenário, foi criado em 2009, no município de Sumé - PB, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA, com o intuito de suprir lacunas socioeconômicas, e oferecer educação superior pública à população residente no semiárido paraibano. Esta pesquisa tem como objetivo central examinar em que medida a instalação do CDSA/UFCG contribuiu para um possível desenvolvimento regional, para isso, buscou-se analisar a geração de emprego e renda e as categorias das empresas locais. Para a execução da pesquisa, o trabalho proposto abordou a análise de indicadores socioeducacionais e econômicos, estendendo-se de 2010 a 2015, mediante consulta à bancos de dados governamentais. Observa-se que o CDSA constitui-se como um importante ente fomentador de transformações sociais e delineador de novas relações econômicas.

Biografia do Autor

  • Allan Gustavo Freire da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
    Mestre em Desenvolvimento Regional (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Gestão Pública (2015) pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG), Graduado em Gestão Pública (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa dos grupos de pesquisa "Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável","Gestão de Cidades e Desenvolvimento Urbano" e "Grupo Inovação, Tecnologia e Pesquisa na Paraíba (GiTecPB)". Atua nas áreas de Instituições Políticas; Gestão Pública; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas; Sustentabilidade; e Meio Ambiente. É professor efetivo na Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Sumé - PB, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Rosilene Dias Montenegro, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
    Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Campina Grande. Atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação em História da UFCG e no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB/UFCG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, principalmente nos temas: memória, história oral, Escola Politécnica, ciência e tecnologia, gênero, políticas públicas e desenvolvimento regional. Também tem experiência em análise documental e organização de arquivos, tendo realizado qualificação em Arquivologia na Universidade de São Paulo (2006).
  • Nadine Gualberto Agra, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
    Doutora em Ciências Sociais, pelo PPGCS/UFCG, com pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Economia Rural e Regional, pela UFPB. Graduação em Direito e Ciências Econômicas. Como atividade de ensino, trabalha com as disciplinas de Introdução ao Estudo de Direito, Teoria Geral do Direito, Hermenêutica Jurídica e Sociologia Jurídica. Desenvolve pesquisa na área de desenvolvimento, trabalho e ensino superior, voltando-se para aspectos da regulamentação econômica, Direito e Economia. Desde 2011, membro do grupo de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas, certificado pelo CNPq. Pesquisadora da Rede Nacional de Observatórios do Mercado de Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA SOBRE ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE EM SUMÉ – PB, ENTRE 2010 E 2015. (2018). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 12(3), 46-65. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17946