PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Antonio Valerio Netto CNPq

Resumo

Neste artigo são discutidos conceitos e questões referentes ao marketing que podem ser utilizados como base para a formulação de estratégias voltadas para o desenvolvimento de uma pequena empresa de base tecnológica (PEBT) com a intenção de obter vantagens competitivas junto aos seus concorrentes. São apresentados conceitos dos compostos de marketing no contexto de um planejamento e gestão de marketing (PGEM). Diante disso, é possível formular estratégias voltadas para o crescimento da empresa, e também, para a sua consolidação no mercado em que atua. As empresas de base tecnológicas, principalmente as pequenas e médias, possuem características que as diferem de outros seguimentos, pois trabalham na promoção e geração de inovação tecnológica, e isso faz com que tenham um trabalho de marketing diferenciado. São discutidos assuntos sobre produtos, decisões de comunicações, distribuição e logística, decisões de força e administração de vendas e decisões de precificação.

Biografia do Autor

  • Antonio Valerio Netto, CNPq
    Pós-doutorado em biotelemetria e telemedicina no Hospital Sírio-Libanês. Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, três anos como consultor de novas tecnologias da T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e edutainment, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 90 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA. (2018). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 12(3), 66-81. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17945