TECNOLOGIA PARA INTEGRAÇÃO DE GAME ROBÓTICO DE FUTEBOL COM A INTERNET E AS REDES SOCIAIS

Autores

  • Antonio Valerio Netto CNPq.

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento de módulos computacionais para o aprimoramento do RoboGol. Trata-se de em um sistema criado para a realização de partidas de futebol de robôs, onde cada robô é controlado individualmente por um humano por meio de joystick. A nova versão do RoboGol busca uma integração com smartphones via bluetooth. E posteriormente, estabelecer uma conexão via Internet com uma plataforma cloud computing para envio de informações referente às partidas de futebol de robô (identificação de cada jogador, número de gols de cada time, tempo decorrente da partida e o número de identificação da mesa). Estas informações são utilizadas para montar um ranking dos melhores jogadores e enviar mensagens para as suas redes sociais (Facebook e Twitter). Estas integrações buscam gerar promover uma comunidade nas redes sociais e gerar um maior engajamento dos usuários, despertando um maior interesse por outras modalidades relacionadas ao futebol de robôs.

Biografia do Autor

  • Antonio Valerio Netto, CNPq.
    Pós-doutorado em biotelemetria e telemedicina no Hospital Sírio-Libanês. Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, três anos como consultor de novas tecnologias da T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e edutainment, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 90 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

Downloads

Publicado

31-03-2018

Como Citar

TECNOLOGIA PARA INTEGRAÇÃO DE GAME ROBÓTICO DE FUTEBOL COM A INTERNET E AS REDES SOCIAIS. (2018). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 12(2), 84-105. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17934