O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACISABH

Autores

  • Rafael Rodrigues de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alessandra Fátima de Faria Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
  • Daniela Cristina de Abreu Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
  • Eden Boscato Christiano Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o que pensam e conhecem os discentes do Curso de Administração da FACISABH sobre o Código de Ética Profissional de Administração (CEPA), e como eles acham que este poderá influenciar no exercício da profissão. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, e utilizou-se o questionário e a coleta documental para coletar os dados. O universo de pesquisa constitui-se de 72 alunos do 2º, 4º e 7º período do curso supracitado. Os dados indicaram que os alunos sabem que o Administrador dispõe de um código de ética profissional, mas que o “grau de conhecimento” a respeito dele é relativamente baixo. Constatou-se também que por mais que os alunos não descreveram um direito, um dever e uma proibição contida no CEPA, eles entendem que este é capaz de orientá-los em termos de conduta moral e comportamental, além, de auxiliar no dia-a-dia da profissão.

Biografia do Autor

  • Rafael Rodrigues de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduado em Administração pela FACISABH (2014). Especialista em Ética pela PUC Minas (2017). Graduando em Filosofia pela UFMG. Integrante voluntário do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (NUPEGS), do PPGA da PUC Minas, e do Projeto de Pesquisa "A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Direito à Cidade: os recicladores na viração das relações entre atores da sociedade civil, Estado e mercado".
  • Alessandra Fátima de Faria, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
    Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH)
  • Daniela Cristina de Abreu, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
    Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH)
  • Eden Boscato Christiano, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
    Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH). Pós-Graduação Latu Sensu em andamento em Gestão Pública pelo Centro Universitário Estácio de Sá

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Publicado

31-01-2018

Como Citar

O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACISABH. (2018). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 12(1), 31-48. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17927