UM OLHAR SOBRE O ALUNO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR DE UM CAMPUS TECNOLÓGICO: PERFIL E EXPECTATIVAS

Autores

  • Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa Universidade Federal do Ceará - campus quixadá

Resumo

O estudo traz o perfil e as expectativas dos ingressantes de um campus da Universidade Federal do Ceará, no município de Quixadá, em relação à graduação. Para tanto, aplicou-se um questionário a 237 ingressantes, por meio do qual se buscou investigar: 1. Identificações pessoais; 2. Motivações para o ingresso no curso; 3. Experiências escolar e profissional; e 4. Expectativas em relação à conclusão do curso e à inserção no mercado de trabalho. Os dados indicaram uma população majoritariamente masculina, solteiros, a maioria mora com os amigos e reside em zona urbana, cursaram principalmente o ensino público, cerca de 30% advieram de escola pública profissionalizante na área de informática, 92% não trabalhavam, 50.6% tinham renda familiar até mil reais, a motivação pelo ingresso foi impulsionada principalmente pela identificação com a área de tecnologia e pela expectativa de um mercado de trabalho promissor. Palavras-chave: Ingresso no ensino superior; Perfil do aluno; Ensino superior.

Biografia do Autor

  • Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa, Universidade Federal do Ceará - campus quixadá
    Psicóloga da Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá-Ce. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Mestra pelo Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (2010). Tem experiência na área de Psicologia Social e Comunitária, Organizacional e da Educação, atuando nos temas: políticas públicas para infância e juventude, direitos humanos, avaliação de projetos e programas sociais e educacionais, gestão de políticas públicas e avaliação institucional.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

UM OLHAR SOBRE O ALUNO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR DE UM CAMPUS TECNOLÓGICO: PERFIL E EXPECTATIVAS. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(3), 1-22. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17911