PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES EM ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Juliana de Almeida Goiz UNISA
  • Rosineia Oliveira dos Santos UNISA

Resumo

A partir da década de 1960, a interdisciplinaridade vem conquistando espaço no contexto intelectual. As discussões sobre esta temática são antigas, entretanto, o conhecimento interdisciplinar tem sido construído, efetivamente em âmbito educacional? Para este estudo temos como objetivos identificar como os autores caracterizam o conceito de interdisciplinaridade e sua contextualização histórica, analisar os obstáculos que impedem o desenvolvimento da interdisciplinaridade e refletir sobre as perspectivas no que se refere à aplicação do conhecimento interdisciplinar. Para isso, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa concentrada no levantamento de dados bibliográficos. As análises preliminares revelaram que, embora as abordagens sobre a interdisciplinaridade não serem recentes, o desenvolvimento de uma cultura interdisciplinar está em processo de desenvolvimento contínuo. A interdisciplinaridade é um requisito fundamental para reorganizar os saberes com olhar para a diversidade e complexidade do ser humano na sociedade pós-moderna.

Biografia do Autor

  • Juliana de Almeida Goiz, UNISA
    Discente do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade de Santo Amaro - UNISA. Possui graduação em História pela Unisa Universidade de Santo Amaro (2014) e Pedagogia pelas Faculdades Associadas Brasil (2015). Atualmente é Docente de cargo efetivo em Ensino Fundamental II e Médio na Secretaria Estadual de Educação - Governo do Estado de São Paulo e professora de Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de História, Geografia e Filosofia, com ênfase em História Geral e Ciências Humanas, bem como Pedagoga, atuando como Docente em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Busco, na prática educacional, trabalhar com a promoção humana e interdisciplinaridade de conteúdos.
  • Rosineia Oliveira dos Santos, UNISA
    Discente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro. Docente na Faculdade Legale.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES EM ÂMBITO EDUCACIONAL. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(3), 55-68. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17908