GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DE UIRAÚNA – PB

Autores

  • Tássio Fernandes Costa UFERSA
  • Rarysson Guilherme da Costa UFERSA
  • Adriano David Monteiro de Barros UFERSA

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar como ocorre a Gestão da Segurança da Informação em uma microempresa a fim de que fosse constatado quais são as ações de segurança praticadas e se a mesma segue algumas das recomendações dadas pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27002. Para isto aplicou-se um estudo de caso fundamentado em alguns dos Controles de Segurança expostos nesta norma. Além disso, foram feitas revisões bibliográficas em livros, teses e artigos, com vistas a buscar os conceitos usados no decorrer da abordagem. Com base no estudo de caso percebeu-se que existe a necessidade de fazer uso da segurança da informação, pois a microempresa guarda tanto informações pessoais como também de clientes. Das ações de segurança desenvolvidas destacam-se a utilização de antivírus e a adoção de uma política de backup. Por fim, notou-se que há uma baixa conformidade das ações de segurança em relação a referida norma.

Biografia do Autor

  • Tássio Fernandes Costa, UFERSA
    Graduando do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação
  • Rarysson Guilherme da Costa, UFERSA
    Graduando do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação
  • Adriano David Monteiro de Barros, UFERSA
    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa em Tecnologia, Trabalho e Organizações. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela FIP, Especialista em Democracia e Direitos Fundamentais pela UEPB, Especialista em Gestão da Saúde pela UEPB, Especialista em Direitos Humanos pela UFCG, Bacharel em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau e Bacharel em Administração Pública pela UEPB . É integrante dos Grupos de Pesquisa EC2M - Observatório: Câmara de Estudos em Engenharia de Custos e Modelagem de Métricas e Complexidade & Organizações, vinculados à Universidade Federal da Paraíba. Foi integrante dos grupos de pesquisa Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade, vinculado à UEPB, na linha de pesquisa sobre Sustentabilidade no Setor Público, do Núcleo de Estudos Escandinavos, vinculado à FAÍSA e por fim, do CEBESP - Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos. Possui experiência nas áreas de Administração, Letras, Direito, Ciência Política e Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DE UIRAÚNA – PB. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(3), 69-87. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17907