PARA A DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO POSITIVA DE JOVENS

Autores

  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ricardo Schaefer Faculdade Antonio Meneghetti e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Victoria Dmitrieva Universidade Estatal de São Petersburgo
  • Elena Volkova Universidade Estatal de São Petersburgo
  • Olga Mikhalyuk Universidade Estatal de São Petersburgo
  • Tatiana Vereitinova Universidade Estatal de São Petersburgo

Resumo

Neste artigo de revisão bibliográfica objetiva-se analisar abordagens para a definição do conceito de Socialização e Socialização Positiva. Com o conceito de Desenvolvimento Positivo de Jovens e situação social do desenvolvimento compreende-se a socialização como processo realizado em duas direções: estudo dos papéis do sujeito, normas, regras sociais e manifestação do comportamento pró-social, bem como a sensação do sujeito acerca de seu bem-estar psicológico. Assim, são possíveis 4 dimensões e resultados da socialização: aprendizagem do comportamento pró-social/satisfação subjetiva (socialização positiva); comportamento a-social/satisfação do sujeito (socialização criminal); comportamento pró-social/decepção do sujeito, perda da orientação do sentido da vida (socialização violada) e comportamento a-social/insatisfação do sujeito (socialização negativa). Analisaram-se estudos no Brasil (literatura indexada em bases) que apresentam modelos e aplicações de propostas para atividades de socialização de jovens, tecendo interface teórica com a Socialização Positiva de jovens, Psicologia Positiva e também na Pedagogia Ontopsicológica.

Biografia do Autor

  • Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti
    Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), Graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Professora universitária, Coordenadora de Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Gestora Administrativo-Financeira, Pesquisadora na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
  • Ricardo Schaefer, Faculdade Antonio Meneghetti e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Mestre em Jornalismo (UFSM), Doutorando em Administração (UFSM), Especialista em Ontopsicologia Social (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia), Professor e Coordenador das Disciplinas FOIL na Faculdade Antonio Meneghetti, Jornalista (UFSC).
  • Victoria Dmitrieva, Universidade Estatal de São Petersburgo
    PhD em Psicologia; Professora na Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia; Diretora do Departamento de Ontopsicologia Social da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia); Experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 20 anos; possui mais de 40 publicações na área de Psicologia em revistas científicas; professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF. Presidente da Associação Eslava de Ontopsicologia. Diretora da Fundação Científica Antonio Meneghetti (Moscou, Rússia); Psicóloga e Consultora; Experiência profissional de consultoria e de docência há mais de 15 anos.
  • Elena Volkova, Universidade Estatal de São Petersburgo
    Professora Doutora e Pesquisadora na Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia. Chefe científica do Projeto internacional de Pesquisa: "Socialização Positiva de Jovens nas condições de transitividade social" (Brasil e Rússia / Faculdade Antonio Meneghetti e Universidade Estatal de São Petersburgo).
  • Olga Mikhalyuk, Universidade Estatal de São Petersburgo
    Professora Doutora e Pesquisadora na Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia. Coordenadora do Projeto internacional de Pesquisa: "Socialização Positiva de Jovens nas condições de transitividade social" (Brasil e Rússia / Faculdade Antonio Meneghetti e Universidade Estatal de São Petersburgo).
  • Tatiana Vereitinova, Universidade Estatal de São Petersburgo
    Doutoranda em Psicologia; Graduada em Sociologia; M.Phil em Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Cambridge, Inglaterra); Professora de Psicologia e Ontopsicologia junto à Associação Eslava de Ontopsicologia; Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia) e à Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia); experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 10 anos; professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.

Downloads

Publicado

12-07-2017

Como Citar

PARA A DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO POSITIVA DE JOVENS. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(2), 78-100. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17899