FUNDO SETORIAL DE BIOTECNOLOGIA: A PARTICIPAÇÃO DO CENTRO-OESTE, NORTE E NORDESTE

Autores

  • Benedita Marta Gomes Costa UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
  • Edilson da Silva Pedro Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Gorete Ribeiro de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a participação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste no Fundo Setorial de Biotecnologia. A coleta de informações ocorreu mediante dados secundários, disponibilizados na página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, especificamente do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia. O recorte temporal das informações foi de 2002 a 2014. De forma geral foi possível verificar que o percentual mínimo de 30% para as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste vem sendo atendido; os editais com chamadas específicas para o desenvolvimento de pesquisas na região Norte e Nordeste apresentaram papel decisivo na obtenção dos recursos financeiros, por essas regiões, junto ao CT-Biotecnologia; os produtos regionais encontram-se vinculados aos temas de estudos e as instituições federais foram responsáveis por angariar o maior volume de recurso

Biografia do Autor

  • Benedita Marta Gomes Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
    Professora Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia
  • Edilson da Silva Pedro, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
    Doutor em Política Científica e Tecnológica – Universidade Campinas (UNICAMP). Analista de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Gorete Ribeiro de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN
    Doutora em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

FUNDO SETORIAL DE BIOTECNOLOGIA: A PARTICIPAÇÃO DO CENTRO-OESTE, NORTE E NORDESTE. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(2), 53-77. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17898