Estratégia de gestão para inovação e sustentabilidade

Autores

  • Flávio de São PEDRO FILHO UNIR - NUCSA / PPGMAD / GEITEC - GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
  • Maria José Aguilar Madeira Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Haroldo Cristovam Teixeira Leite Universidade Federal de Rondônia
  • Mayana Vera Sousa Universidade Federal de Rondônia / PPGMAD

Resumo

Questões sobre inovação e sustentabilidade têm sido recorrentes na academia e nos grupos empresariais, requerendo pesquisas sobre estratégia para competitividade nos negócios, principalmente em cenários frágeis onde se imperam medidas protetivas contra a degradação. Este estudo é fundamentado na Teoria da Contingência, buscando explicar fenômenos situados em ambientes complexos, onde a tecnologia e a inovação apresentam confluência com a sustentabilidade. A pergunta a ser respondida é: Como se caracteriza a estratégia de gestão para inovação e sustentabilidade em ambientes frágeis na perspectiva dos atores situados no cenário investigado? Tem como objetivo geral estudar a complexidade para a estratégia de gestão da inovação com sustentabilidade; e como objetivos específicos caracterizar os principais requisitos para a gestão estratégica da inovação e sustentabilidade (1), propor indutores prevalentes de inovação com sustentabilidade (2), e efetuar uma crítica sobre os efeitos previsíveis em face dos indutores reconhecidos (3). Esta pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa com Método Análise de Conteúdo. Como resultados, os níveis de percepção dos respondentes permitiram inferir uma avaliação focada em competitividade a partir da inovação, voltadas para estratégias de mercado. Dessa maneira, os indutores Sustentabilidade, Tecnologia e Criatividade e Competitividade surgem como motivadores para estado inovativo de ambientes fragilizados, conforme tipificação observada neste estudo. Estes elementos permitem inferir que ação conjunta qualifica um desempenho mercadológico, enquanto orienta possível melhoria de decisões em ambiente afins. Este estudo pode interessar a profissionais e líderes de organizações situadas em ambientes frágeis, para elaboração de estratégias competitivas de desenvolvimento endógeno, com suporte da consulta aos stakeholders.

Biografia do Autor

  • Flávio de São PEDRO FILHO, UNIR - NUCSA / PPGMAD / GEITEC - GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
    Doutor em Gestão de Empresas pela UAA. Doutor em Administração pela USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da UNIR. Professor em nível de graduação e pós-graduação na área da Ciência da Administração. Pesquisador em Inovação, tecnologia, Produção, Empresas Familiares, Agronegócios, Gestão Socioambiental, Logística.
  • Maria José Aguilar Madeira, Universidade da Beira Interior (UBI)
    Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Covilhã Portugal. É Orientadora no Programa de Pós-Doutorado em Gestão e Economia, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.
  • Haroldo Cristovam Teixeira Leite, Universidade Federal de Rondônia
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Mayana Vera Sousa, Universidade Federal de Rondônia / PPGMAD
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR). Membro do GEITEC, Brasil. Bolsista da Coordenação de 3Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

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Publicado

22-05-2017

Como Citar

Estratégia de gestão para inovação e sustentabilidade. (2017). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(1), 66-85. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17889