METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA APLICAÇÃO DE OFICINA EM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM BELÉM DO PARÁ.

Autores

  • Robson Antonio Costa Universidade Federal do Amapá
  • Jefferson Teixeira de Souza Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar a evolução dos participantes do treinamento de formação de empreendedores “Transformando Utopia em um Negócio de Verdade” por meio de aplicação de questionários em um horizonte temporal de dois anos após a utilização do treinamento em um universo amostral de 140 alunos, o treinamento foi aplicado no segundo semestre de 2013 na Faculdade Conhecimento & Ciência na cidade de Belém estado do Pará, e os acompanhamentos foram feitos no segundo semestre de 2014, segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016 por meio de pesquisa de campo. Para melhor entendimento do objeto de pesquisa, foram abordados temas como, empreendedorismo, estruturação e estruturas de treinamento de formação de empreendedores, impacto de treinamentos empresariais, características de treinamentos que tem por objetivo formar empreendedores, além de um estudo aprofundado sobre treinamentos com o mesmo objetivo para a formulação da metodologia estudada, onde por meio destes buscou-se verificar qual o impacto deste tipo de treinamento na abertura de novos negócios, ou mesmo na intensão de empreender. Tivemos como principais resultados da pesquisa, a criação, o teste, e o acompanhamento da metodologia e dos impactos gerados da aplicação da metodologia de formação de empreendedores em um grupo de 140 participantes, onde concluímos com este estudo que é possível proporcionar a formação de empreendedores por meio de treinamento, com base no desenvolvimento de habilidades e competências.

Biografia do Autor

  • Robson Antonio Costa, Universidade Federal do Amapá
    Professor Doutor Titular da Cadeira de Finanças Coorporativas
  • Jefferson Teixeira de Souza, Universidade Estadual do Ceará
    Professor vinculado ao programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração, Mestrado e Doutorado e Pró-Reitor de Graduação da Universidade.

Downloads

Publicado

14-10-2016

Como Citar

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA APLICAÇÃO DE OFICINA EM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM BELÉM DO PARÁ. (2016). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 10(4), 42-58. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17885