A FLORICULTURA TROPICAL PARAENSE: FATORES DE INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA ORQUÍDEA DE CORTE

Autores

  • Michelly Rios Arevalo UFOPA
  • Marcos Ximenes Ponte UFOPA
  • Dulcimar de Melo E. Silva UFOPA

Resumo

Novos fatores de inovação fortalecem o APL da Floricultura Paraense. O objetivo é estudar os fatores de inovação na produção e comercialização de “orquídea de corte” Denfal na comunidade da “Associação de Microprodutores de Barreirão”, município de Castanhal, Pará, Brasil, no período de 2009 a 2010. O estudo optou pela metodologia do “capital social” e “rede social” para medir a interação dos atores na comunidade, complementada com uma Nova Curva de Valor da orquídea de corte para mostrar as vantagens locais de produção. Os resultados mostram que o ator principal da rede, o produtor “Torres”, fortalece e centraliza a rede social da comunidade Barreirão desde 2008. Este ator irradia conhecimento de produção e comercialização aos outros produtores. Onde, a comercialização conjunta supera o 70% das flores produzidas. Já, a Nova Curva de Valor mostra que, o clima tropical somado a tecnologias simples e uma organização social gera um novo espaço de mercado a nível nacional para a orquídea de corte.

Biografia do Autor

  • Michelly Rios Arevalo, UFOPA
    Agrônomo, Doutor em Ciências e Gestão Socioambiental, Pós-Doc UFOPA/PNPD/CAPES. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT).
  • Marcos Ximenes Ponte, UFOPA
    Pesquisador
  • Dulcimar de Melo E. Silva, UFOPA
    Pesquisador

Downloads

Publicado

19-08-2016

Como Citar

A FLORICULTURA TROPICAL PARAENSE: FATORES DE INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA ORQUÍDEA DE CORTE. (2016). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 10(3), 1-21. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17876