UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR COMPORTAMENTO (BDD) NO LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

Autores

  • Aparecida Cezerino Sociesc
  • Fernando Paes Nascimento UNISOCIESC

Resumo

Empresas e profissionais têm buscado cada vez mais técnicas e métodos de desenvolvimento que os auxiliem em uma maior efetividade no levantamento de requisitos, na comunicação e envolvimento do cliente e na qualidade da entrega do produto de software. Uma das principais causas de software com baixa qualidade ou que não atende as necessidades do cliente, se deve a falta de efetividade no processo de levantamento do requisito. A técnica BDD (do inglês, Behavior Driven Development, ou em português, "desenvolvimento orientado a comportamento") é baseada em usuários, buscando agregar valor de negócio, através de um vocabulário comum, possibilitando comum entendimento entre TI(Tecnologia da Informação) e Negócio. Cria-se comportamentos baseados no usuário, facilitando a compreensão de todos os envolvidos. Diante disso, este artigo é motivado a demonstrar um formato de levantamento de requisitos alternativo aos métodos tradicionais.

Biografia do Autor

  • Aparecida Cezerino, Sociesc
    Formada em Sistema de Informação pela Universidade Regional de Blumenau -Furb e Pós-Graduação com Engenharia de Software pela Sociedade Educacional de Santa Catarina- Sociesc. Analista de Negócios em uma software house.
  • Fernando Paes Nascimento, UNISOCIESC
    Professor nos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Superior Tupy - SOCIESC.

Downloads

Publicado

19-08-2016

Como Citar

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR COMPORTAMENTO (BDD) NO LEVANTAMENTO DE REQUISITOS. (2016). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 10(3), 40-51. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17874