CONTRIBUIÇÕES DO CAPITAL SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Autores

  • Valdinho Pellin FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Liliane Cristine Schmeler Alcantâra UFSCar
  • Débora Fittipaldi Gonçalves Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

Discussões relacionadas ao capital social admitem um considerável grau de importância ao tentar explicar o desenvolvimento desigual entre regiões. O capital social remete a uma discussão sobre a importância de elementos intangíveis do território como cooperação, confiança e capacidade de articulação entre os atores. A maneira como estes elementos são organizados e potencializados podem estimular o desenvolvimento territorial. O objetivo do artigo é abordar e entrelaçar as relações entre território e capital social analisando duas estratégias de desenvolvimento: Arranjos Produtivos Locais e Indicações Geográficas. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e os resultados identificaram uma forte relação entre capital social e desenvolvimento territorial nas estratégias analisadas.

Biografia do Autor

  • Valdinho Pellin, FURB - Universidade Regional de Blumenau
    Graduado em Economia. Mestre e Doutorando do Programa de pós Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB
  • Liliane Cristine Schmeler Alcantâra, UFSCar
    Graduada em Administração, Mestre em Administração e Doutora em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Débora Fittipaldi Gonçalves, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
    Graduada em Turismo, Mestre em desenvolvimento Regional e Doutoranda em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB. Pesquisadora do GPEAD (PPGDR-FURB). Professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

19-08-2016

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO CAPITAL SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. (2016). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 10(3), 52-70. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17873