Representações sociais dos moradores de rua no jornal Correio Braziliense: exclusão, dessemelhança e violência

Autores

  • Fernanda Vasques Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Maíra Alves Pinheiro Universidade Católica de Brasília

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais sobre a população de rua no jornal Correio Braziliense, veículo de comunicação tradicional do Distrito Federal. Foi feita análise de conteúdo das matérias publicadas de novembro 2013 a janeiro de 2014 no respectivo veículo. O trabalho tem como problema de pesquisa: que representações sociais têm os moradores de rua no jornal Correio Braziliense? Como referencial teórico-metodológico adotou-se a revisão bibliográfica sobre a teoria de representação social proposta por Sèrge Moscovici, além de autores da comunicação que discutem temáticas que envolvem essa proposta de pesquisa. Esse trabalho se justifica à medida que contribui para reflexões sobre as produções jornalísticas em relação às populações excluídas e marginalizadas e sinaliza para a necessidade da continuidade dos estudos que abordem a temática.

Biografia do Autor

  • Fernanda Vasques Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade e docente no curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Maíra Alves Pinheiro, Universidade Católica de Brasília
    Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, assessora parlamentar na área de política

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

Representações sociais dos moradores de rua no jornal Correio Braziliense: exclusão, dessemelhança e violência. (2015). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 9(3), 35-55. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17834