A formação dos Administradores para a Sustentabilidade: a percepção do corpo discente das IES da RMBH.

Autores

  • Mariana Pessoa Mascarenhas Universidade Fumec
  • Wendel Alex Castro Silva Faculdade Novos Horizontes
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade Fumec

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção do corpo discente dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior (IES) da RMBH – MG quanto ao desempenho docente no ensino e na formação da nova geração de Administradores para a Sustentabilidade. O modelo teórico utilizado foi baseado na pesquisa de Hart e Milstein (2004) e Sgarbi et al. (2008) definindo 47 jargões sustentáveis presentes em estudos relacionados à Administração. Para tal análise, trinta e duas IES que possuem disciplinas de sustentabilidade ou relacionadas à temática foram selecionadas. Os discentes foram questionados utilizando-se uma abordagem quantitativa e a metodologia baseada para a análise dos dados foi a análise uni variada. Também foram analisadas as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes e a influência que a escolha da estratégica pode ter no desempenho docente e sua atuação como educador. Pode ser evidenciado, nas percepções dos discentes que a formação sustentável está muito aquém do idealizado e, portanto, deve ser melhorada.

Biografia do Autor

  • Mariana Pessoa Mascarenhas, Universidade Fumec
    Cursando disciplinas isoladas do curso de Doutorado em Administração na FUMEC. Mestra em Administração de Empresas pela Faculdade Novos Horizontes (2013). Especialista com MBA em Gestão Estratégica da Logística e Produção pelo Uni-bh (2010) e Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). Atuou como Coordenadora 2012/1-2014/1, é membro do NDE e professora da faculdade FAMIG nos cursos de Administração Pública e Administração de Empresas. E, também, professora do curso de MBA em Logística do Uni-bh. Pesquisadora da área de Logística Empresarial, Logística Reversa com foco na sustentabilidade e preservação ambiental assim como as novas práticas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atua como Consultora Organizacional nas mais diversas áreas do conhecimento e possui ampla experiência com Gestão de Pessoas.
  • Wendel Alex Castro Silva, Faculdade Novos Horizontes
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação, especialização e mestrado em Administração com ênfase em finanças. Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade Novos Horizontes (FNH), professor titular da Faculdade INAP-MG. Professor visitante do MBA em Controladoria do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), do MBA em Gestão Hospitalar do Centro Universitário São Camilo-ES (CUSC-ES) e do MBA em Governança de TI das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo e TechBiz (FIPEL) -TechBiz/Microsoft Gold Certified Partner. Consultor de negócios das empresas Frios Shroerder Ltda e Calderarias Técnicas Brasileiras (CTB). Consultor Ad Hoc Fundação Roberto Marinho (FRM). Consultor Ad Hoc CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, gestão, mercados, avaliação de risco e finanças.
  • Mário Teixeira Reis Neto, Universidade Fumec
    Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), . Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: remuneração variável, metas, avaliação de desempenho, motivação, estratégia e marketing.

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

A formação dos Administradores para a Sustentabilidade: a percepção do corpo discente das IES da RMBH. (2015). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 9(3), 56-73. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17833