MOTIVAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM FACTORING: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Francini Rizzon Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Roberto Biasio Universidade de Caxias do Sul - UCS

Resumo

O fomento mercantil, também conhecido como factoring, é uma atividade comercial vinculada à prestação de serviços de compra de ativos financeiros. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é definir as características das empresas que buscam recursos em factoring. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso, de caráter descritivo e qualitativo, através de uma pesquisa documental, complementada por entrevistas com os clientes da empresa objeto de estudo. Através de entrevistas realizadas com empresas clientes, foi observada a grande dificuldade que os empresários sentem para ter acesso ao crédito pelas instituições financeiras bancárias, devido muitos deles possuírem restrições cadastrais. A partir dos resultados obtidos, foi possível avaliar as vantagens e desvantagens na utilização deste recurso, o perfil de cada empresa, os valores das negociações mensais e a viabilidade na utilização deste recurso de antecipação de crédito.

Biografia do Autor

  • Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Mestre em Administração - UFRGS Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Francini Rizzon, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Bacharel em Ciências Contábeis - UCS
  • Marlei Salete Mecca, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Doutora em Engenharia da Produção - UFSC Professora da Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Roberto Biasio, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Doutor em Administração - UFRGS Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS

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Publicado

15-08-2015

Como Citar

MOTIVAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM FACTORING: UM ESTUDO DE CASO. (2015). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 9(2), 61-78. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17823