Autismo - Um estudo de caso na Educação Básica

Autores

  • Amanda Lang IBES - SOCIESC Blumenau
  • Sandra Pottmeier Uniasselvi

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista está presente em várias culturas e diferentes grupos sociais. De origem e cura sem causas conhecidas, compromete três importantes áreas: a interação social, a linguagem e comportamento (social e adaptativo). Este estudo inserido no curso de Neuropsicopedagogia (Lato Sensu) do Centro Universitário Leonardo da Vinci tem por objetivo descrever o Transtorno de Espectro Autista (TEA), suas características, definição, etiologia e também como a partir dos jogos e brincadeiras, dentro da teoria da gestaltpedagogia ocorre a flexibilização do contato, a reestruturação da identidade e a construção da autonomia de um aluno autista matriculado no ensino regular. A presente pesquisa justifica-se pela maneira como esse transtorno é visto no ambiente escolar, nesse caso, no ambiente escolar regular e de que forma professores, colegas e demais funcionários da escola poderão intervir para quebrar o enrijecimento desse contato do aluno consigo próprio e com todos a sua volta. A metodologia é a de cunho qualitativo, pois recorre-se a observação e entrevista com os sujeitos envolvidos. Assim, os resultados sinalizam que é preciso olhar para as pessoas portadoras de TEA de maneira individualizada. É de suma importância que a família trabalhe os aspectos relacionados à vida diária, comportamentos sociais antes da criança ir para a escola. Professores e apoio pedagógico precisam compreender que não há receita, método correto ou errado, pois o que funciona com um aluno com TEA pode não funcionar com outro aluno com o mesmo transtorno. Logo, é necessário que professores construam uma relação com esse aluno baseada no respeito visando à qualidade do ensino e garantindo a estada deste aluno na escola.

Biografia do Autor

  • Amanda Lang, IBES - SOCIESC Blumenau
    Professora dos cursos de Psicologia, Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo) e Administração.
  • Sandra Pottmeier, Uniasselvi
    Professor pesquisador e orientador.

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Publicado

28-04-2015

Como Citar

Autismo - Um estudo de caso na Educação Básica. (2015). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 9(1), 14-31. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17816