A QUESTÃO DA TÉCNICA: O perigo da desumanização do humano

Autores

  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão
  • José Roberto Carvalho da Silva Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Pretende-se discutir a essência da técnica moderna segundo Martin Heidegger. A questão que segue nos remete a abandonar as concepções instrumentais e antropológicas, pois a essência da técnica não é nada técnica, muito menos está sob o domínio do homem. E importante ressaltar, que da técnica buscamos o verdadeiro, a essência. O texto chave da abordagem é o A questão da técnica do próprio Heidegger, juntamente com outros que servirão de base, como por exemplo, Ser e Tempo para a nossa discussão. A essência da técnica está oculta, e cada vez mais, para desvelá-la, é preciso sair do próprio âmbito que ela domina. Sabemos que, para Heidegger, a história do pensamento é a historia do esquecimento do Ser, ou seja, da Metafísica. Mas o que a essência da técnica moderna tem a ver com esse esquecimento? Aquilo que a técnica desencobre é justamente o completo esquecimento do Ser em prol da exploração do ente, inclusive do homem. O motor principal da pesquisa recai justamente sobre as consequências que o ente humano deve sofrer diante desse destino, pois Heidegger conclui que o desencobrimento técnico moderno anuncia a própria extinção do homem enquanto ente capaz de questionar o Ser. Mas, segundo o filósofo há uma saída possível. Ao reconhecermos esse perigo enquanto perigo, a técnica pode Ser também o que nos salva.

Biografia do Autor

  • Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão
    Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto I DE da Universidade Federal de Santa Catarina(Centro de Engenharia da Mobilidade - CEM). Professor Visitante da Universidade de Barcelona - UB. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. Pesquisador do Grupo Processos Criativos Híbridos em Artes Visuais (UNESPAR). Editor da Revista de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica - Húmus (www.humus.pro.br). Experiência na área de Filosofia, Ética, Teoria Sociológica Contemporânea, Antropologia e Responsabilidade Social. A ênfase é em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Violência, Estado, Filosofia, Educação, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade e Interculturalismo, Multiculturalismo, Modernidade e Pós-modernidade.
  • José Roberto Carvalho da Silva, Universidade Federal do Maranhão
    Grduando em Filosofia

Downloads

Publicado

28-04-2015

Como Citar

A QUESTÃO DA TÉCNICA: O perigo da desumanização do humano. (2015). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 9(1), 1-13. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17815