A Utilização de Mídias Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Andressa Goncalves FURB
  • Edimar Russi FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB

Resumo

A realização desta pesquisa teve como objetivo principal verificar o uso de mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Para tal, buscou-se a verificação do perfil dos professores e dos alunos dos cursos superiores de uma instituição de ensino superior da cidade de Blumenau/SC por meio de coleta de dados utilizando-se dois tipos de questionário, para os docentes e discentes. Permitindo ainda, a análise do uso de mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem, verificando quais os motivos que levam os respondentes a utilizarem esta ferramenta no ambiente educacional e qual a percepção que os alunos e professores demonstram sobre esta técnica de ensino. Os resultados indicaram que o uso de mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem na instituição estudada apresenta baixa representatividade nas salas de aula, sendo utilizado por poucos docentes durante as aulas. A tendência é que o os professores, juntamente com o plano pedagógico institucional, introduzam essa ferramenta no processo de ensino. Tendo em vista que o perfil dos alunos do curso superior mudou e estes, por sua vez, estão ingressando mais jovens na universidade e já utilizam meios tecnológicos para facilitar e contribuir no processo de comunicação e aquisição do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Andressa Goncalves, FURB
    Administração
  • Edimar Russi, FURB
    Administração
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues, FURB
    Administração

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Publicado

07-01-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Utilização de Mídias Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem. (2014). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 8(4), 78-104. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17802