O Desenvolvimento Científico do Marketing: um Resgate Histórico

Autores

  • Victor Silva Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marina Almeida Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalton Jorge Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de avançar na compreensão do início histórico sobre o pensamento científico do marketing, e salientar argumentos capazes de elevar nosso entendimento sobre como as reflexões dos pesquisadores da época podem eventualmente projetar luzes para a atual discussão acadêmica da disciplina, contribuindo para sua própria evolução. As discussões apresentadas evidenciam como as diferentes definições sobre o que pode ser considerada uma ciência, associadas, ao mesmo tempo, à aparente restrição da disciplina ao desenvolvimento de regras de ação, ao invés de generalizações e predição de fenômenos, prejudicaram a possível elevação do caráter científico do marketing.

Biografia do Autor

  • Victor Silva Corrêa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutorando e mestre em administração, especialista em marketing e graduado em comunicação social - Jornalismo e Relações Públicas - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra o Núcleo de Pesquisa em Empreendedorismo e Redes Empresariais - NUPERE / PUC-MG -, que tem por objetivo investigar a dinâmica dos processos empreendedores e das redes empresariais, gerando, a partir daí, reflexões teóricas, trabalhos empíricos e material didático de interesse para a área.
  • Marina Almeida Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Administração pela UFMG (início em 2013), Mestre em Administração (2011) e graduada em Administração (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professora do curso de Administração da PUC Minas, onde lecionou disciplinas da área de Marketing e Gestão, e orientou monografias e projetos da área de Marketing. Trabalhou como pesquisadora na BTA - Consultoria em Desenvolvimento Empresarial. Atuou como bolsista em projeto de pesquisa do PPGA da PUC Minas em convênio com a CEMIG. Tem experiência com pesquisa nos seguintes temas: transferência de conhecimento, inovação, aprendizado organizacional, planejamento estratégico, planejamento turístico, marketing, cultura e desenvolvimento empresarial
  • Dalton Jorge Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1977), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2009), mestrado em Mestrado Em Administração pela École de Hautes Études Comerciales(1979) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2000). Atualmente é Consultor ad hoc da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, Consultor da Clube de Diretores Lojistas de Minas Gerais e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:descentralização varejista, varejo geografia urbana marketing de varejo

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Publicado

07-01-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Desenvolvimento Científico do Marketing: um Resgate Histórico. (2014). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 8(4), 62-77. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17799