DECOMPONDO OS VALORES DE CONSUMO EM TRÊS DIMENSÕES DISTINTAS: Um estudo com usuários de Shopping Center
Resumo
O marketing está alterando seu foco de ação. Se anteriormente era voltado para a distribuição de valor ao consumidor, atualmente, está voltado para a criação de valor para os consumidores. Assim, este estudo teve como objetivo decompor o construto valores de consumo em três dimensões distintas (utilitária, hedônica e social/simbólica) e testá-las por meio de uma pesquisa com usuários de Shopping Center. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey e foi realizada na cidade de Curitiba/PR com 392 consumidores de Shopping Center. Para mensuração do modelo proposto fez-se o uso da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e da Análise Fatorial Confirmatória (CFA). Ao conseguir alcançar o objetivo proposto, este estudo contribui para a teoria e a prática, ao demonstrar que os consumidores não consomem mais como se fosse uma função, mas também reconhecem o papel hedônico e social/simbólico como motivadores do consumo.Downloads
Publicado
04-02-2014
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
DECOMPONDO OS VALORES DE CONSUMO EM TRÊS DIMENSÕES DISTINTAS: Um estudo com usuários de Shopping Center. (2014). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 8(3), 63-84. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17792