DECOMPONDO OS VALORES DE CONSUMO EM TRÊS DIMENSÕES DISTINTAS: Um estudo com usuários de Shopping Center

Autores

  • mayana virginia viegas lima Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

O marketing está alterando seu foco de ação. Se anteriormente era voltado para a distribuição de valor ao consumidor, atualmente, está voltado para a criação de valor para os consumidores. Assim, este estudo teve como objetivo decompor o construto valores de consumo em três dimensões distintas (utilitária, hedônica e social/simbólica) e testá-las por meio de uma pesquisa com usuários de Shopping Center. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey e foi realizada na cidade de Curitiba/PR com 392 consumidores de Shopping Center. Para mensuração do modelo proposto fez-se o uso da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e da Análise Fatorial Confirmatória (CFA). Ao conseguir alcançar o objetivo proposto, este estudo contribui para a teoria e a prática, ao demonstrar que os consumidores não consomem mais como se fosse uma função, mas também reconhecem o papel hedônico e social/simbólico como motivadores do consumo.

Biografia do Autor

  • mayana virginia viegas lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh

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Publicado

04-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DECOMPONDO OS VALORES DE CONSUMO EM TRÊS DIMENSÕES DISTINTAS: Um estudo com usuários de Shopping Center. (2014). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 8(3), 63-84. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17792