PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DAS “SALAS DE INCLUSÃO” NO LICEU PARAIBANO, JOÃO PESSOA – PB, NO CONTEXTO DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Hermes de Oliveira Machado Filho IFPB/JP
  • Silvana Barbosa de Azevedo UEPB
  • Ícaro Arsenio de Alencar Rodrigues IFPB/CG

Resumo

O presente artigo pretende provocar uma reflexão sobre o paradigma da educação inclusiva, a partir do estudo da concepção de meio ambiente levantada na escola Liceu Paraibano em João Pessoa - PB. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apenas realizar uma breve caracterização da percepção ambiental de alunos pertencentes a uma escola pública, porém tornou-se um polêmico debate sobre a problemática da inclusão pedagógica de portadores de necessidades especiais no ensino regular. O processo de inclusão deve ser entendido como posicionamento político e social em prol da educação especial, e que vem crescendo no ambiente escolar, de forma a alcançar relações mais igualitárias para todos. Porém a pesquisa se deparou com o contexto real dessas “salas de aula de inclusão”. Percebeu-se que para se evitar que alguém esteja em risco de ser excluído de um dado contexto na sala de aula, acaba excluindo outro sujeito do processo de ensino-aprendizagem, transcorrendo de toda forma em situações de desvantagem, seletividade e preconceitos.

Biografia do Autor

  • Hermes de Oliveira Machado Filho, IFPB/JP
    Doutorando em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Técnico de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/JP)
  • Silvana Barbosa de Azevedo, UEPB
    Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Ícaro Arsenio de Alencar Rodrigues, IFPB/CG
    Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Psicólogo Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/CG)

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Publicado

13-01-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DAS “SALAS DE INCLUSÃO” NO LICEU PARAIBANO, JOÃO PESSOA – PB, NO CONTEXTO DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (2014). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 8(2), 35-54. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17785