Expectativas dos estudantes de graduação para ingresso na Pós-graduação: desafios para as Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Liege Rodrigues Rampes FEAD Minas
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD
  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD

Resumo

O Brasil vivencia um crescimento significativo do número de Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, o aumento no número de IES no país proporcionou um crescimento da concorrência no setor em função da diversidade de opções oferecidas aos alunos. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar as expectativas de graduandos em Administração com relação às IES que ofertam Pós-graduação lato sensu. Foi desenvolvida uma survey com alunos de graduação de uma IES da cidade de Belo Horizonte-MG. A escala SERVQUAL foi utilizada para a elaboração do questionário. Participaram da pesquisa todos os alunos dos três últimos períodos do curso de Administração da IES pesquisada. Os resultados apontaram os itens relacionados às cinco dimensões da escala SERVQUAL – tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança e empatia – que apresentam maior expectativa por parte dos alunos pesquisados.

Biografia do Autor

  • Liege Rodrigues Rampes, FEAD Minas
    Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade FEAD.
  • Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes
    Economista. Mestre em Administração. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora da Faculdade Novos Horizontes.
  • José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo
    PhD pela Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha. Professor do curso de Mestrado da Fundação Pedro Leopoldo.
  • André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD
    Mestre em Administração. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU.
  • Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD
    Mestre em Administração. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Downloads

Publicado

12-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expectativas dos estudantes de graduação para ingresso na Pós-graduação: desafios para as Instituições de Ensino Superior. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 7(2), 40-58. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17766