Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho nas Organizações.
Resumo
O presente artigo constitui em um modelo de Avaliação de Desempenho para apoiar em uma gestão de pessoas mais humanizada, aumentando a motivação organizacional e permitindo visualizar ações de aperfeiçoamento dos funcionários. A valorização do ser humano é um fator que volta a ser discutido e empregado nas organizações. Utilizou-se a metodologia qualitativa que é a mais adequada para a presente investigação, pois proporciona a qualidade de trabalho e crescimento cultural. Qual o nível ou extensão desta "discrepância de desempenho" para cada colaborador e seu reflexo para o alcance dos objetivos organizacionais? A identificação e correção dos problemas de desempenho serão obtidas através da resposta a este questionamento. A avaliação de desempenho identifica as causas do desempenho insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Avaliar desempenho constitui um processo complexo que incorpora as características informativas necessárias para julgar adequadamente um desempenho, bem como requisitos essenciais para integrar o processo de gestão em suas fases de planejamento, execução e controle. O objetivo medir se o funcionário está atingindo o desempenho que dele é esperado na organização a ideia de que a avaliação de desempenho sirva como um indicador de necessidades de treinamento, desenvolvimento, motivação e outras medidas organizacionais, visando sempre à melhoria dos resultados. A empresa deve utilizar a avaliação de desempenho como uma ferramenta do trabalho não como um instrumento de correção ou punição.Downloads
Publicado
12-08-2021
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho nas Organizações. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 7(2), 23-39. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17765