Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho nas Organizações.

Autores

  • Antonio Carlos Estender Universidade Anhembi Morumbi

Resumo

O presente artigo constitui em um modelo de Avaliação de Desempenho para apoiar em uma gestão de pessoas mais humanizada, aumentando a motivação organizacional e permitindo visualizar ações de aperfeiçoamento dos funcionários. A valorização do ser humano é um fator que volta a ser discutido e empregado nas organizações. Utilizou-se a metodologia qualitativa que é a mais adequada para a presente investigação, pois proporciona a qualidade de trabalho e crescimento cultural. Qual o nível ou extensão desta "discrepância de desempenho" para cada colaborador e seu reflexo para o alcance dos objetivos organizacionais? A identificação e correção dos problemas de desempenho serão obtidas através da resposta a este questionamento. A avaliação de desempenho identifica as causas do desempenho insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Avaliar desempenho constitui um processo complexo que incorpora as características informativas necessárias para julgar adequadamente um desempenho, bem como requisitos essenciais para integrar o processo de gestão em suas fases de planejamento, execução e controle. O objetivo medir se o funcionário está atingindo o desempenho que dele é esperado na organização a ideia de que a avaliação de desempenho sirva como um indicador de necessidades de treinamento, desenvolvimento, motivação e outras medidas organizacionais, visando sempre à melhoria dos resultados. A empresa deve utilizar a avaliação de desempenho como uma ferramenta do trabalho não como um instrumento de correção ou punição.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Estender, Universidade Anhembi Morumbi
    Possui graduação em Administração (1994) MESTRE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (2006). È especialista nas áreas de Marketing, Educação, Hotelaria, Administração e Comunicação. Atuou como consultor no Instituto Siegen em São Paulo; foi Editor e membro do Conselho da Revista Eletrônica do 3º Setor da Universidade Guarulhos; Leciona - Pós-graduação nas áreas de Estratégia, Competitividade e Marketing na Universidade Guarulhos; leciona na graduação - Universidade Anhembi Morumbi - UAM - Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo) e Universidade Guarulhos. Participou do Projeto Rondon. Como Coordenador da Operação Centenário da Comissão Rondon em Minas Gerais (2007), Operação Rei do Baião em Pernambuco (2010) e Operação Capim Dourado Tocantins (2012). e como Professor assistente da Operação Centro Norte em Roraima (2009), Operacao Carajas no Pará (2011) Operação Peixe Boi no Amazonas (2011) e Operação Pai Francisco no Maranhão (2012). Participou do Sife HSBC Financial Literacy Grant Notification (2009). É coautor de alguns livros entre eles: Aplicando as táticas do futebol a gestão de negócios: Escreveu mais de 20 artigos nas mais diversas áreas alguns dos artigos são: Recursos, capacidades e competências da indústria bélica, e a gestão do conhecimento no processo de integração estudo de caso grupo Votorantim, Redes Sociais, Responsabilidade Social e Empresarial, a Integração do negro na filosofia de classes, Terceiro Setor em Atuação,O Posicionamento de Marcas Próprias no Topo da Pirâmide Social, Aspectos Estratégicos do Varejo, entre outros temas. Também orientou mais de 10 trabalhos aprovados de Iniciação cientifica No ano de 2011 na Universidade Paulista aprovamos 17 artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento que foram enviados a congressos em 2012 foram mais de 20 artigos aprovados. Foi Coordenador de Banca de trabalhos científicos (2009, 2011 e 2012) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

12-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho nas Organizações. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 7(2), 23-39. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17765