QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – UM ESTUDO REALIZADO EM EMPRESAS TEXTÊIS QUARTEIRIZADAS NA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Susane Schneider SOCIESC/IBES
  • Vanessa Feuser SOCIESC/IBES

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar a qualidade de vida no trabalho de mulheres que empreenderam negócios próprios, em seus domicílios, no setor têxtil, prestando serviço quarteirizado, na região do Vale do Itajaí. Os dados foram coletados através de questionários de múltipla escolha e entrevistas aplicados às pesquisadas, e posteriormente sistematizados, analisados e apresentados em textos descritivos. Observou-se que as empreendedoras não apresentam clareza quanto ao significado do conceito de qualidade de vida no trabalho, com tendência em confundir a vida pessoal e a vida profissional. Também não apresentam estratégias direcionadas à qualidade de vida em questões como saúde ocupacional, ambiente físico, higiene e segurança no trabalho, assim como não percebem os possíveis impactos da ausência de estratégias e planejamento tanto nos negócios, quanto na vida pessoal.

Biografia do Autor

  • Susane Schneider, SOCIESC/IBES
    Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Pós-graduada em Gestão Empresarial e Estratégias de Informática pela Universidade Gama Filho, Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora de Ensino Superior na SOCIESC/IBES e Orientadora da Pós Graduação da FAE - Blumenau.
  • Vanessa Feuser, SOCIESC/IBES
    Graduada em Administração de empresas pelo IBES/SOCIESC

Downloads

Publicado

15-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – UM ESTUDO REALIZADO EM EMPRESAS TEXTÊIS QUARTEIRIZADAS NA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ. (2013). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 7(4), 31-52. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17756