O papel da cultura organizacional na integração e socialização dos membros da organização

Autores

  • Ariadne Arruda Camara Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A cultura organizacional engloba toda a estrutura empresarial por meio de valores, normas e costumes institucionalizados como corretos. Assim, a cultura e os símbolos tornam-se uma prática interessante para auxiliar no controle e no desempenho organizacional, na medida em que contribui para a legitimação da forma de pensar e de agir dos membros organizacionais. O objetivo do presente trabalho é compreender o papel da cultura organizacional sob a perspectiva da integração dos membros organizacionais para promover a socialização deles. Com base no estudo das teorias apresentadas, busca-se compreender a incorporação da cultura da empresa por meio da sua interação com os demais indivíduos na organização. A socialização, desta maneira, é tida pelas organizações como uma estratégia para obter a harmonia entre as metas organizacionais e as individuais. Este processo é um importante e poderoso artifício para a transmissão da cultura organizacional, pois é capaz de moldar os desempenhos e as ambições dos seus membros.

Biografia do Autor

  • Ariadne Arruda Camara, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e mestranda pela UPM – linha de pesquisa Gestão Humana e Social.

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Publicado

18-04-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel da cultura organizacional na integração e socialização dos membros da organização. (2013). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(4), 80-97. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17739