O CONSUMO DA FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO METAL MECÂNICO DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Alex Sandro Steinheuser Vilvert
  • Osmar Niquelatti

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o consumo do planejamento estratégico, comparando o planejamento formal com as estratégias que surgem e não estão contempladas no plano estratégico pré-definido. Realizou-se o estudo de caso, adotando-se uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-interpretativa. Para a coleta de dados, empregaram-se entrevistas com questões abertas, observação não-participante e análise documental. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Em relação aos estrategistas, notou-se que os sócios fundadores, tem posicionamento e tomada de decisão fundamentais quanto as estratégias do planejamento estratégico e seu consumo. Conclui-se que o consumo do planejamento estratégico segue o plano original predeterminado pelos estrategistas e também as estratégias que surgem informalmente durante o período do plano são inseridas formalmente no ano seguinte.

Biografia do Autor

  • Alex Sandro Steinheuser Vilvert
    Mestrando em Administração Programa de Pós-Graduação em Administração – FURB

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Publicado

18-04-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O CONSUMO DA FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO METAL MECÂNICO DO VALE DO ITAJAÍ. (2013). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(4), 31-53. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17735