GESTÃO DE CUSTOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NA UNISUL

Autores

  • Thiago Coelho Soares UNISUL
  • Adriano Sérgio da Cunha UFSC/UNISUL
  • Maurício Andrade de Lima UFSC

Resumo

Este artigo consiste, objetivamente, em uma análise da percepção dos dirigentes da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul acerca da gestão de custos da instituição. Para a realização do presente estudo foram entrevistados dez dirigentes da universidade como subsídio para o entendimento do funcionamento da gestão de custos na instituição. Para isso foram estudados quatro centros de custo, ou seja, quatro categorias de análise: Custo com Ensino; Custo com Pesquisa e Extensão; Custo Administrativo; e Custo de Manutenção. Para cada centro de custo foram atribuídas algumas atividades geradoras de custos. Assim, buscou-se a percepção dos dirigentes sobre esta metodologia de análise de custos em instituições de ensino superior. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo evidenciam a importância da gestão de custos, principalmente nos últimos anos, onde a quantidade de instituições de ensino superior aumentou significativamente. Conforme os dados encontrados, podem ser destacadas as seguintes conclusões: a categoria de análise custo de manutenção pode ser dissolvida

Biografia do Autor

  • Thiago Coelho Soares, UNISUL
    Bacharel em Administração (UNISUL), Mestre em Administração (UFSC), Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Empresarial - EaD (UNISUL).
  • Adriano Sérgio da Cunha, UFSC/UNISUL
    Bacharel em Contabilidade (UFSC), Bacharel em Administração (UNISUL) Especialista em Planejamento Tributário (FEPESE/UFSC), Especialista em Engenharia de Produção (UFSC).
  • Maurício Andrade de Lima, UFSC
    Bacharel em Ciências Econômicas (UFSC), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado em Engenharia de

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO DE CUSTOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NA UNISUL. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(3), 40-58. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17729