CONSIDERAÇÕES SOBRE A CITAÇÃO E A INTIMAÇÃO NO PROCEDIMENTO ELETRÔNICO

Autores

  • Rosane Regina Schmitt Universidade Regional de Blumenau
  • Débora Romero IBES/SOCIESC

Resumo

Examina-se a informatização do processo judicial, inserida no ordenamento jurídico brasileiro mediante a Lei nº 11.419/2006, em especial, alguns aspectos relacionados ao procedimento de citação e de intimação eletrônicas. No desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método investigatório indutivo, operacionalizado pela utilização das técnicas da pesquisa bibliográfica. Objetiva-se suscitar a reflexão sobre os avanços tecnológicos que contribuem para a almejada celeridade da prestação jurisdicional, descreve-se de forma breve o histórico da evolução do direito processual civil brasileiro, aborda-se o conceito e as modalidades de citação e de intimação previstas no Código de Processo Civil e discorre-se sobre as peculiaridades destas no procedimento eletrônico, bem como, sobre algumas questões polêmicas que permeiam a matéria.

Biografia do Autor

  • Rosane Regina Schmitt, Universidade Regional de Blumenau
    Professora das Faculdades IBES/SOCIESC. Mestre em Ciência Jurídica e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Direito pela Universidade Regional de Blumenau. Analista Judiciária da Justiça Federal de Primeira Instância, na Seção Judiciária de Santa Catarina, desde 1999. Leciona as Disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil I, II, III e IV.
  • Débora Romero, IBES/SOCIESC
    Acadêmica do Curso de Direito das faculdades IBES/SOCIESC, cursando o 10º período. Bolsista AMPESC/FUMDES.

Downloads

Publicado

02-11-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CITAÇÃO E A INTIMAÇÃO NO PROCEDIMENTO ELETRÔNICO. (2012). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(2), 45-62. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17720